3 erros do empreendedorismo brasileiro

03 erros do empreendedor brasileiro

Começo o artigo de hoje com uma pergunta para fazer você pensar. Por acaso você imagina quais são os 03 erros mais recorrentes praticados pelo empreendedor brasileiro? Acompanhe esse texto para saber, na minha opinião, os três principais erros que o empreendedor não deve cometer. E para absorver mais conteúdo desse nicho acompanhe as redes sociais do @alemdocnpj no Instagram e Youtube. Sem mais delongas, vem comigo!

Conheça os 03 principais erros comuns de empreendedores

O artigo de hoje é fruto de uma enquete realizada no Instragram do @alemdocnpj. Antes de falar quais são os principais erros dos empreendedores, queria deixar claro que, como todos que estão iniciando, eu me atirei e aprendi com meus erros e acertos no dia a dia. Entretanto, tenho ciência que algumas dicas (principalmente de quem já passou por essa fase e errou bastante também) podem ajudar a economizar tempo melhorar nosso modo de gerir os negócios.

Seria possível elencar mais de 50 erros cometidos no empreendedorismo, afinal, a vida de todo empresário é cheia de erros, porém, hoje vamos abordar aqueles que, na minha opinião, são os 03 principais erros do empreendedor. Veja abaixo.

3 erros do empreendedorismo brasileiro

01 – Deixar de contratar, treinar, delegar e demitir

Eu criei até uma sigla para o primeiro erro mais comum do empreendedor. Trata-se do CTDD, ou seja, Contratar, Treinar, Delegar e Demitir, tudo de maneira eficiente. Na minha opinião esses são os 04 pilares que sustentam uma boa gestão de pessoas; e que muito empreendedor ignora, pois tem medo de contratar, quando contrata não treina de maneira adequada, se treina, esquece de delegar do jeito certo e, mesmo não alcançando os resultados esperados, não demite.

É de suma importância fazer prevalecer o CTDD no seu negócio. E fique atento, pois essas são ações que empreendedores pequenos no Brasil tem dificuldade imensa de executar. Entenda um pouco do raciocínio do CTDD:

– É preciso contratar! Se você não contrata, não consegue produzir em escala e fica refém do seu negócio pra sempre;

– Depois de contratar, é muito importante realizar o treinamento adequado do colaborador. Se não for treinar da maneira correta, não deveria nem contratar. Tem que parar pra treinar, mesmo que esteja no começo do seu negócio. Portanto, se for necessário, duplique suas horas de trabalho para dar conta do recado.

– Saber delegar o conteúdo para os colaboradores. Delegar eficientemente consiste em transmitir o conteúdo de maneira que a pessoa entenda e execute aquela tarefa – que até então estava sob sua responsabilidade – do modo mais responsável possível. Isso quer dizer que não adianta contratar e treinar, é precisar gerenciar para que tudo se mantenha nos trilhos. E não confunda delegar com delargar. Não se exima da responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento do seu pessoal.

– Se passada essas três etapas (com muita cautela, cuidado e responsabilidade) sem surtir efeito positivo, talvez você tenha feito uma contratação errada. E isso não é um problema, o problema é não saber demitir.

Aqui eu gostaria de abrir um parêntese. Eu entendo que temos a obrigação de tratar as pessoas do nosso time como humanos, eu não gosto de tratar meu time apenas como números; independente do meu crescimento, na minha empresa todos são enxergados como humanos sempre. Mas chega um momento em que é preciso tomar essa decisão de demitir um funcionário para seu negócio andar.

Para o empreendedor pequeno, devido a relação mais próxima, mais apegada, pode rolar uma dificuldade de realizar essa demissão. Porém, seu negócio deve vir acima de você e da própria pessoa, de modo que se ele não está indo pra frente, é preciso tomar uma atitude. A amizade pode continuar – tenho diversos amigos ex funcionários até hoje – mas a empresa precisa ter voz própria e você é o porta voz dela.

02 – Colocar a carroça na frente dos bois

Vejo muito empreendedor que assim que a empresa levanta um dinheiro já corre para comprar carro novo, trocar de casa, viajar para o exterior, comprar roupas caras. Não que isso seja errado, é pra isso que a gente trabalha. O problema não está nos bois nem na carroça, está na ordem que as coisas acontecem. Vou te explicar.

Se o boi está no lugar dele, puxando a carroça, tudo seguindo a lei natural, perfeito. É assim que precisa ser. O problema acontece quando o empreendedor joga a carroça na frente dos bois antes mesmo deles crescerem, ganharem força e aprenderem o caminho; imaginando que as coisas se desenharão sozinhas; e aí está mais um dos erros do empreendedor, porque as coisas não vão se resolverem sozinhas.

Responsabilidade acima de tudo pessoal, inclusive com dinheiro, operação e todas as pequenas coisas que o processo de criação de uma empresa demanda – que pode ser resumido em tempo, dedicação e gerenciamento. Não adianta ganhar um dinheiro a mais, achar que está rico e já sair gastando, isso é ilusão. E não se esqueça de separar a PF da PJ desde o primeiro dia do seu negócio.

03 – Desistir facilmente do negócio

O terceiro erro que vejo acontecer muito e tema frequentemente abordado no Instagram do @alemdocnpj consiste no fato de o empreendedor desistir do negócio por não suportar a famosa onda inicial, aquela barreira de arrebentação (como existe no mar) presente principalmente no começo, enquanto o empreendedor tem pouco dinheiro, pouca experiência e muita inocência.

Por diversas vezes parece que a gente trabalha três vezes mais e não consegue ultrapassar essa zona de arrebentação por falta de musculatura. Pois saiba que é justamente esses ‘caldos’, esses tombos que a vida nos dá que farão com que a gente ganhe musculatura e força para passar por essa margem de arrebentação. É nesse momento que muitos empreendedores precisam cultivar sua resiliência e entender que o processo é exatamente esse.

Também é importante lembrar que no início do empreendedorismo o lucro intelectual sempre virá antes do lucro monetário – salvo raras vezes. Você que está começando, faça esse registro na sua mente – O lucro intelectual é o que existe de mais valioso nesse início. Por isso é importante resistir até que adquira lucro intelectual suficiente para auxiliar na transposição dessa barreira de arrebentação, para aí sim enxergar o lucro monetário.

Erros comuns de empreendedores

Pra finalizar, eu empreendo há 09 anos e nos primeiros 04, 05 anos do meu negócio eu não via dinheiro sobrando. Pensei milhares de vezes em desistir, quase me convenci de que esse não era o meu caminho, mas resisti, adquiri musculatura e passei por essa barreira. Eu sabia que meu propósito estava muito latente e era exatamente o que estava trazendo a musculatura necessária para prosperar.

Essa percepção não veio de maneira intrínseca ou de forma direta, mas algo me dizia que aquele era o processo, e quem entende o propósito sabe do processo, de modo que eu conseguia sentir que aquilo que eu estava vivendo era exatamente o que eu tinha que viver para crescer com meu negócio.

Depois de muito tempo eu percebi meus erros, tomei um banho de lucidez e a empresa cresceu. Mas digo, 95% do patrimônio que eu tenho hoje só veio nos últimos 02 anos, dos 09 anos que venho empreendendo. Ou seja, 07 anos de empreendedorismo sem ver dinheiro, mas que me enriqueceram intelectualmente, fortaleceram minha musculatura para ultrapassar a barreira de arrebentação até chegar no lucro monetário.

Dicas bônus sobre 03 erros do empreendedor brasileiro

Dica 01: Estabeleça sociedades. Nada contra empreender sozinho, mas considerar uma sociedade é importante, principalmente no começo, pois duplica suas forças para passar essa zona de arrebentação. Mas pense muito bem em qual sócio escolher. Dê preferência para aqueles que estabeleça funções complementares às suas e possuam valores muito próximos dos seus. É extremamente importante esse alinhamento para evitar brigas quando a empresa crescer.

Dica 02: Marketing Digital. Se você está fora do marketing digital – ou por acaso pratica, mas não elabora estratégias a partir dos dados obtidos – estude sobre esse tópico pra ontem. Quando você junta seu conhecimento de mercado sobre seu negócio com as estratégias de marketing digital, você produz uma combinação explosiva. É muito interessante!

E pra você, o que um empreendedor não pode fazer? Se curtiu esse tema fique ligado em nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos desse tipo! Siga a gente no instagram e youtube. Aproveite para comentar e fique à vontade para mandar temas e perguntas para empreendedores iniciantes. Então é isso, pessoal.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *