Marketing digital para empreendedores
O assunto que o @alemdocnpj traz hoje é extremamente importante para o bom andamento do seu negócio! Estou falando sobre marketing digital para empreendedores! Nesse texto vamos abordar tópicos sobre como começar o marketing digital, o que fazer, o que funciona com eficiência, as melhores estratégias, etc. Por isso, se você é empreendedor e quer começar ou melhorar seu marketing digital, leia esse artigo!
Também é possível determinar uma região de atuação/busca. As configurações do Google Ads permite a delimitação de algumas situações, como um raio de km de atuação, uma cidade, um país. Tudo dependerá da sua necessidade, porque, se você só atua no seu bairro ou na sua cidade não faz sentido fazer uma ação de marketing digital para o país todo, é perder dinheiro.
Lembrando que você paga um valor específico para a plataforma quando ela consegue trazer esse lead para dentro do seu site. A partir do momento em que o possível cliente está navegando na sua loja só dependerá da desenvoltura da sua equipe para finalizar a venda. E fique tranquilo porque não é possível que uma pessoa (como o seu concorrente) clique várias vezes no seu anúncio para gastar todo seu investimento na plataforma, porque o Google identifica os cliques a partir do IP da máquina.
De maneira mais didática, a o Google Ads vai definir, a partir das suas configurações, que as pessoas de determinada região encontrem o seu site quando realizar buscas pelas palavras chaves que você investiu. Gente, vocês precisam compreender esse poder do Google!
Trazendo para o mundo real, imagina que você tem uma loja dentro de um shopping que vende camisetas e existe um colaborador perambulando pelos corredores desse shopping perguntando para as pessoas o que elas querem comprar. A partir do momento em que encontra uma pessoa que deseja comprar camisetas, ele traz esse possível cliente para dentro da sua loja! Isso é muito legal!
Logicamente que, para a venda se concretizar vai depender do atendimento da sua loja, da experiência do cliente, da variedade de produtos, presteza dos vendedores, enfim, mas aí isso é outro assunto.
Voltando agora para o marketing digital, essa triagem de possíveis clientes pelos corredores da internet é exatamente o que o Google faz… e isso é muito importante, porque quando você tem seu público alvo dentro do seu site, como já comentei, só vai depender de você para concretizar aquela venda.
O Google shopping é outra ferramenta interessante oferecida pela Google, voltado para compras via e-comerce. Nesta plataforma a ferramenta de buscas mostrará para os usuários os seus produtos, na parte de cima da página, com possibilidade de compra através da própria plataforma. Para o usuário isso é legal, pois ele nem precisa entrar no seu site para concretizar a compra. É mais fácil!
Agora suponhamos que, ao invés de antenas parabólicas, seu nicho seja do ramo decorativo, como uma empresa de quadros decorativos. Quando você fizer a pergunta sobre qual tipo de público precisa de quadrinhos decorativos, a resposta vai te remeter às pessoas que nem sempre comprarão por necessidade, pois esse tipo de compra acontece por impulso!
Geralmente o cliente estará navegando pela internet, rolando o feed das redes sociais no tempo livre entre um filme e outro e se deparará com o anúncio da sua empresa. Nem sempre ele tem a necessidade de comprar aquele objeto, mas a propaganda o fez imaginar aquele quadro em sua parede, em seu escritório, em seu negócio, ele estava com dinheiro, se sentiu bem e comprou!
Entendeu a diferença da compra por necessidade e a compra por impulso? Para esse tipo de compra (por impulso), o mais importante é investir em marketing digital com Instagram e outras redes sociais, como Facebook, Linkedin, Pinterest.
Limitaremos os comentários sobre as redes sociais mais populares, que é o Facebook e Instagram. Inclusive, pra quem não sabe, o Instagram pertence ao Facebook, de modo que o dinheiro investido no Instagram é feito dentro da plataforma de anúncios do Facebook. E pra quem acha que o Facebook está ultrapassado, se engana muito! O Facebook ainda traz muito resultado! Pode confiar!
Como no Google Adwords, a plataforma de anúncios do Facebook também permite customizar preferências como:
– Público alvo do seu anúncio
– Idade
– Sexo
– Localização
– Gostos e interesses
As combinações são inúmeras, maiores do que você pode imaginar! No caso de uma loja de quadrinhos decorativos, é possível por exemplo:
– Definir que o Instagram mostre um quadro com uma imagem falando sobre amor somente para pessoas que terminaram um namoro recentemente;
– Definir que a rede social exiba um quadrinho decorativo com dizeres positivos somente para pessoas que estão empreendendo;
– Escolher os horários/dias que seu anúncio será exibido para seu público alvo;
Seria possível elencar uma infinidade de possibilidades. Vamos mudar rapidinho de nicho, imagina uma empresa de festas, baladas… essa empresa pode investir para que seus anúncios sejam exibidos sempre às sextas a noite para pessoas que precisam se divertir, seja porque terminou um relacionamento ou está passando por qualquer turbulência. Como disse, existe uma infinidade de combinações possíveis de fazer na plataforma de marketing digital com Instagram (Facebook).
Marketing digital como funciona
O que é marketing digital para o empreendedor? O marketing digital tem alcance global e oferece diversas ferramentas capazes de trazer o público alvo para seu negócio. E agora te pergunto… você, por acaso, já faz marketing digital do seu negócio? Você investe em Google, Facebook, Instagram? Tem noção do que é Look a like, mídias e plataformas de anúncio? Uma coisa que eu defendo com firmeza no conteúdo do @alemdocnpj é que o empreendedor entenda um pouco de cada coisa; não necessariamente de maneira aprofundada, mas no mínimo abrangente para que ele formule um repertório e, no momento propício, consiga acessar esse conhecimento – mesmo que de maneira superficial – para identificar a solução de um problema. Nesse momento não estou falando somente de marketing digital, é preciso ter conhecimento sobre o que for possível, como contabilidade, obrigações fiscais, finanças, RH, operacional. Digo isso porque a ideia desse texto não é te transformar em um especialista em marketing digital, mas sim, oferecer um conteúdo com abrangência necessária para que você, como empreendedor, aplique a técnica no seu negócio quando necessário. Se ficou curioso, vem comigo que vou explicar um pouquinho desses universos que permeiam o marketing digital.Marketing digital para empresas
A primeira coisa a definir é sobre o momento certo para utilizar cada recurso do marketing digital. Para isso, é preciso definir antes quais são as melhores estratégias para trazer leads para o seu negócio. Essa definição inicial vai depender muito do nicho em que você atua. Vou dar um exemplo para melhorar a definição. Imagina que eu tenho uma empresa que vende antenas parabólicas. Para definir minha estratégia de marketing digital devo me perguntar antes ‘quem precisa de antena parabólica?’ Geralmente serão pessoas que estão passando por uma necessidade específica, seja porque acabou de se mudar, ou a antena antiga quebrou, enfim, ela vai comprar porque está precisando. Isso quer dizer que seu público alvo não compra por impulso, pois dificilmente alguém estará navegando no Mercado Livre ou pelas redes sociais e pensa ‘Taí? Uma antena parabólica, vou comprar uma!’. Esse tipo de compra costuma ser realizada por necessidade; e seus clientes geralmente vão até a internet para fazer uma busca sobre o produto. Nesses casos é interessante contar com o marketing digital com o Google no meu negócio. Digo isso porque é no banco de dados do Google que a maioria das pessoas vão quando precisam realizar uma compra por necessidade. Seus clientes não irão ao Facebook ou Instagram – ou até irão, mas a maior parte vai procurar no Google e/ou outros mecanismos de busca em geral. Ou seja, são nesses locais que você deve aparecer.– Google Ads
Vamos falar sobre o Google, por ser mais popular. O Google Ads funciona da seguinte maneira: O empresário investe um valor que ficará como crédito para utilizar na plataforma do Google. Nessa plataforma é possível fazer alguns ajustes e configurações, como é o caso das palavras chaves. As palavras chaves são os termos que as pessoas usam em uma pesquisa. Por exemplo, uma pessoa que precisa de uma antena parabólica usará palavras chaves como ‘antena parabólica’, ‘antena para tv’, ‘antenas parabólicas’, ‘comprar antena’, etc. É preciso fazer um mapeamento de todas essas palavras chaves e realizar o investimento nelas.
– Google shopping

– Marketing digital com Instagram e outras redes sociais

Look a like
Já ouviu falar em look a like? É uma ferramenta da plataforma de anúncios do Facebook sensacional! Com o look a like você consegue mapear o perfil dos seus melhores clientes e aplicar o resultado na busca de pessoas com as mesmas características. Isso é muito valioso e vou explicar o motivo. Imagina que você tem um grupo de clientes que são considerados perfeitos, pois pagam em dia, são fiéis, compram com assiduidade, não reclamam por pouca coisa… enfim, você informa para o Facebook essa lista de clientes, a plataforma traça o perfil de cada um e, a partir do seu banco de dados, encontra possíveis clientes com as mesmas características para mostrar seu produto a elas. É muito interessante e sinceramente, o look a like tem um poder enorme de sucesso pois funciona muito bem. Mas galera, não estou dizendo que precisa escolher investir entre um e outro (Google ou Facebook). Você pode investir nos dois! O importante é saber qual a melhor estratégia de marketing digital para empreendedores utilizar e ter uma visão ampla sobre as duas plataformas. É possível, inclusive, combinar as ferramentas das duas plataformas, como é o caso do remarketing.Remarketing o que é?
O remarketing identifica e marca os leads que já visitaram sua loja virtual. A partir dessa identificação a plataforma de anúncios (Google Ads, geralmente) passa a mostrar seus anúncios com mais frequência para aquele usuário nos sites em que possui parceria. Sabe quando você acessa uma loja, quase compra um produto, desiste e depois ele fica aparecendo por toda página da internet que você visita? Esse é o modo como o remarketing funciona. Com o remarketing é possível atrelar as estratégias de Google Ads junto com a publicidade no Instagram/Facebook, por exemplo. Quando o lead entra na sua loja, deixa um rastro virtual que o Google Adwords consegue seguir para continuar mostrando sua propaganda – com seu negócio e sua marca – até mesmo nas redes sociais. Essa estratégia fortalece a sua marca, a sua empresa, o seu branding. As vezes a pessoa está somente fazendo uma pesquisa para uma compra futura, mas conforme sua empresa – através das propagandas – aparecem com mais frequência, no momento de realizar a compra a possibilidade desse cliente procurar sua empresa é muito grande, afinal de contas, ela ‘já te conhece’, mesmo que subconscientemente. A partir daí a venda só dependerá da realização de toda a jornada do cliente com qualidade!Como aplicar o marketing digital corretamente no seu negócio
Se você é um pequeno empreendedor ou está começando, eu sugiro que, de fato, você considere trabalhar com o marketing da sua empresa na internet. Isso traz um poder muito grande para sua empresa, principalmente na hora de conquistar clientes e para conseguir produzir em escala. Mas eu acho muito importante destacar uma coisa. Muitos empreendedores investem dinheiro nas plataformas de marketing digital e acham que seus problemas de captação de clientes estão resolvidos. E isso é um tremendo engano, pois como já disse e reforço, não adianta você ter o cliente dentro do seu site se sua loja não sabe dispensar um bom atendimento. A partir do momento em que o lead está dentro da sua loja é de sua responsabilidade transformar aquele potencial comprador em um cliente. Vou dar mais um exemplo. Eu já tive uma empresa de marketing digital e tínhamos um cliente cirurgião plástico que se queixava de que os leads que levávamos para ele não se transformavam em clientes, o que era muito estranho, pois ele recebia diversas solicitações de orçamentos. A nossa dúvida era porque motivo os leads chegavam até a empresa dele e não fechavam negócio, já que o cirurgião plástico oferecia os serviços que eles estavam procurando. Para sanar essa dúvida eu criei um e-mail com referências de mulher e mantive contato com a clínica. O teor do texto deixava claro que o lead estava prestes a se casar e gostaria de realizar procedimentos para perder peso com urgência, além de identificar um número de telefone para contato mais rápido. Ninguém da clínica me ligou. Me responderam o e-mail após uma semana, com um texto nada profissional que indicava ser copiado de vários lugares. Essa atitude demonstra que a equipe de atendimento não se dispôs a elaborar uma resposta especial para minha dúvida e muito menos se importou com a urgência levantada nos termos do e-mail. Sem contar a burocracia que exigiam. Se realmente eu fosse um lead querendo um serviço, com essa demora para o retorno eu já teria procurado os serviços de outros profissionais; o que possivelmente estava acontecendo na ocasião. Dessa forma eu mostrei para o cirurgião plástico que o investimento na internet dava resultado, mas ele precisaria também investir no setor comercial da clínica dele, pois oferecia um péssimo atendimento. Vou deixar outra dica para você que é empreendedor pequeno. No começo, talvez contratar uma empresa de marketing digital não seja a melhor alternativa, porque além do investimento nas plataformas de anúncio você ainda terá gastos com os serviços prestados pela agência. Enquanto pequeno considere fazer você mesmo esse trabalho e, com o dinheiro economizado por não contratar uma agência, amplifique seu investimento nas mídias e plataformas de anúncios de marketing digital. Existe muito conteúdo na internet dando dicas de marketing digital para iniciantes. Já se sua empresa estiver bem encaminhada, a melhor alternativa é contratar uma agência digital. Não se esqueçam de monitorar os dados e os resultados dos investimentos. Verifique sempre como suas campanhas estão reagindo, como o pessoal tá aceitando seus anúncios, perceba se a média de visitas no seu site aumentou. Com esses dados você precisa avaliar o que está dando certo, o que está dando errado, eliminar ou replicar ações, para que cada vez o investimento feito no marketing digital traga mais resultados. Seja como um empreendedor astronauta, que tem a cabeça nas nuvens mas nunca deixa de manter os pés no chão. Digo isso porque o empreendedor precisa estar sempre com a cabeça nas nuvens, viajando e pensando em diversas possibilidades de crescimento para seu negócio; mas nem por isso ele deixa de manter os pés no chão para manter-se estável e seguro, sempre dando um passo de cada vez na sua empreitada.Conheça um pouco mais sobre alguns termos citados no texto:
Leads: Possíveis clientes filtrados pelas ações de marketing digital Remarketing: Modalidade de anúncios do Google Adwords capazes de serem veiculados em blogs, redes sociais, jornais e outros sites parceiros. Branding: Estratégias elaboradas para a boa gestão da empresa. Envolve a criação da marca, slogan, símbolos, logotipos e outras ideias associadas à um negócio. E-commerce: Modalidade de comércio eletrônico, loja virtual ou venda não presencial Look a like: Ferramenta que identifica pessoas com perfil semelhante à base de dados original, ampliando o alcance de um anúncio.